Voltar

Você sabe o que é Saúde Única?

No dia 23/08, realizamos em nosso Instagram uma Live falando sobre Saúde Única, ela contou com a participação do Médico Veterinário Coordenador do Canal Especialista PremieRpet na Total Vet, Vinícius Rocha, e com o Médico Veterinário Doutor em Ciência Animal, Docente de Cínica Médica de Pequenos Animais da UEL, Weslem Suhett. Hoje vamos trazer um pouco mais sobre o que foi tratado aqui no blog.

O que é Saúde Única?

Saúde Única é a junção de três pilares: a saúde humana, saúde ambiental e saúde animal. O homem para estar saudável deve estar em contato com um ambiente equilibrado e uma vida animal equilibrada. É a visão macro em que é avaliado o cuidado, saúde, preservação e bem-estar do todo.

Para que haja essa sinergia, os profissionais dessas três áreas devem se conversar e buscar um equilíbrio em comum.

Por exemplo, o médico veterinário pode estar inserido na Saúde Única quando trabalha para o desenvolvimento de pesquisas e vacinas contra doenças, quando garante a saúde de um animal, mesmo que os humanos ao redor dele estejam doentes, também quando garante um alimento de qualidade, quando há o cuidado e preservação do meio ambiente.

Qual o papel do médico veterinário na Saúde Única?

Mesmo que o médico veterinário tenha a sua especialização, em um atendimento, ele deve começar sempre com o olhar macro, analisando todas as informações e fatores para assim, conseguir afunilar as causas. Isso demonstra que o médico veterinário está inserido no cuidado da saúde humana muito além da zoonose.

O Dr. Weslem nos trouxe um ótimo exemplo da aplicação da Saúde Única no dia a dia, a Comissão de Saúde Única do Paraná foi convidada pela Comissão de Trânsito para desenvolver uma normativa referente a Saúde no Trânsito pensando no transporte de pets no dia a dia, seja com o tutor, ou por pet shop´s. Essa integração foi feita com médicos da saúde humana e médicos veterinários.

Como abordar Zoonoses em seu consultório?

O principal trabalho do médico veterinário é educar e não apenas tratar o paciente, ele deve garantir a saúde e a sanidade do animal.  Ao prescrever um vermífugo para alguma verminose ele trata o problema momentâneo, mas perde a chance de tratar o ambiente e evitar que novas doenças alcancem o local em que o animal está inserido e também os outros animais e humanos que tem acesso ao mesmo ambiente.

Qual o papel do animal de estimação com o tutor?

O pet interfere no estado emocional do ser humano de diferentes formas, ao adotar um animal, o tutor deve estar ciente que estará com um ser vivo que demanda cuidados como qualquer outro.
Crianças que têm contato com animais aprendem a sociabilizar e dividir o espaço de uma melhor forma.  Assim como, idosos também têm uma melhora da qualidade mental, o animal ajuda  não apenas pela companhia, mas também como demonstração de amor.

Como conscientizar o tutor sobre o cuidado e bem-estar do animal?

Os lojistas e veterinários devem sempre reforçar que o pet é um ser vivo e demanda cuidado.

Nutrição, imunização e controle parasitário são o mínimo que um animal exige ao longo da vida e de forma contínua. Mas a conscientização tem que estar além do básico, você já perguntou ao tutor sobre a quantidade de fezes que o pet dele produz? Já comentou sobre o cheiro dela? Ele sabe que um alimento de qualidade contribui para a diminuição de fezes, queda de pelos e também na prevenção de doenças?

Outro ótimo exemplo é ensinar ao tutor a importância do controle de ectoparasitas em sua casa, não fale apenas da saúde do animal, mas demonstre que o cuidado alcançará a família dele, protegerá o ambiente, e também gerará economia contra a necessidade de gastos com dedetizações.
Valor do serviço prestado

A informação deve ser sempre passada, esclarecida e reiterada com o seu cliente. Entenda qual a necessidade que o seu público tem, construa um relacionamento e fidelize o cliente. Tenham sempre isso em mente para garantir o ciclo do mercado pet em seu negócio.

Além de mudar o pensamento do tutor, muitas vezes ele pode pensar que a consulta de um veterinário é cara, mas ao ver o cuidado do serviço prestado, a atenção que o profissional tem com o pet, a curiosidade de saber não apenas o porquê ele está ali, mas querendo entender qual a rotina, do que ele gosta, como é a família em que ele está inserido, faz com que o tutor repense a qualidade do serviço prestado e tenha a sua percepção de valor transformada.

Como aplicar Saúde Única em seu consultório?

Tenha um olhar global do seu paciente, pensa em formas que você pode melhorar e contribuir com a saúde, bem-estar e cuidado com o meio ambiente em que o animal e o tutor estão inseridos. Orientações simples como coletar as fezes do animal em um passeio, jogar o lixo nas lixeiras são cuidados básicos, mas que já fazem uma grande diferença no todo.

O médico veterinário é um profissional de saúde?

Pensando no bem-estar da população, sustentabilidade, garantia de alimentos de qualidade e preservação do meio, o médico veterinário promove saúde. Promovendo a saúde animal, a saúde humana também é promovida e o ambiente também é cuidado.

"O profissional que atuar nos multissetores se destacará a longo prazo, pois um estudo complementa o outro".

Quer conferir a nossa live na íntegra?



Buscando dicas para o seu pet shop e sua clínica? Acesse o nosso blog, conheça também nosso Instagram e Facebook.

Quer comprar conosco? Faça já o seu cadastro e tenha acesso aos melhores produtos do mercado pet.