Voltar

Quais são as principais doenças oculares em cães e gatos?

Durante o mês de agosto faremos uma série aqui no blog falando sobre os cuidados com a saúde do animal e a atenção que o tutor deve ter em pequenos hábitos do dia a dia. Anote todas elas e não se esqueça de perguntar ao seu cliente se ele tem esses cuidados com o pet!

A manutenção da saúde dos cães e gatos devem ir além da aplicação de vacinas. Observar o ambiente em que estão inseridos, a aplicação de remédios contra pulgas e carrapatos, os vermífugos e também os sinais que dão no dia a dia ajudam para que várias doenças possam ser evitadas ou tratadas no seu início.

Levar o animal ao veterinário para consultas de rotina deve ser uma regra para o cuidado e bem estar deles. Por meio dos check-ups muitas dessas doenças podem ser diagnosticadas trazendo uma melhor qualidade de vida ao animal.

Doenças Oculares:

As doenças oculares são uns dos problemas mais frequentes em cães e gatos e podem ser causadas por alergias, infecções (vírus e bactérias) ou traumas. Algumas das principais dicas para perceber que algo não está certo com os olhos do pet são:

- Excesso de secreção ocular
- Maior frequência nas piscadas
- Vermelhidão na área dos olhos
- Tentar coçar os olhos com as patas
- Esfregar os olhos no chão ou em outros objetos
- Mudança de comportamento, alguns podem ficar mais irritados, já outros ficam acuados.

Doenças frequentes em cães:

- Úlceras de córnea
- Glaucoma
- Catarata
- Olho Seco
- Conjuntivite

Doenças frequentes em gatos:

- Conjuntivite
- Atrofia progressiva da retina
- Glaucoma
- Catarata
As raças mais propensas a doenças oculares em cães são as braquicefálicas, como Pug, Bulldog, Shi Tzu e Pequinês. Já em gatos, a raça com maior tendência é a Persa.

Cuidado com o Ambiente e Dia a Dia

Poeira: Oriente o tutor do animal a se atentar com o cuidado do ambiente em que o animal está inserido. Evitando mantê-los em ambiente com muito pó ou que esteja em reforma, além de ar-condicionado.
Passeios: Sabe aquele passeio de carro em que o pet adora ficar na janela? Ele pode ser um risco! O vento pode ocasionar ressecamento, coceiras e desconforto ocular.
Banho: Essa dica é importante para o pessoal do Banho e Tosa e também para os tutores que preferem dar banho em casa! A temperatura e intensidade do secador devem estar adequadas e também deve ser evitado direcionar o jato de ar para a região dos olhos.  

Mas mesmo com todos esses cuidados o pet teve algum problema ocular? Orientamos que seja levado para o veterinário de confiança, ele poderá indicar o melhor tratamento.

A Total Vet conta com alguns produtos que ajudam tanto no tratamento de doenças oculares, quanto na higiene da área dos olhos.

Tobrasyn: único colírio de uso veterinário com Tobramicina. É um antibiótico eficaz contra diversos tipos de afecções oculares, tem a indicação de ser aplicado a cada 12h, trazendo menor estresse ao animal.

Hydra Groomers Solução para Higiene dos olhos: conta com PH balanceado e fórmula suave, higienizando a pele e pelagem da região dos olhos, removendo secreções, crostas e odores.

Quer mais dicas para o seu pet shop e sua clínica? Acesse o nosso site e tenha acesso ao nosso blog, conheça também nosso Instagram e Facebook.

Quer comprar conosco? Faça já o seu cadastro e tenha acesso aos melhores produtos do mercado pet.